segunda-feira, 29 de junho de 2009
Aleluia: o tira votos
Geddel afirma que pastas estaduais sob controle de peemedebistas são maior sucesso do governo Wagner, diz Veja
Senador Arthur Virgílio é mais um a pedir afastamento de José Sarney
Virgílio se junta a outros parlamentares, como Pedro Simon (PMDB-RS) e Cristovam Buarque (PDT-DF) que também defenderam em plenário o afastamento do presidente da Casa. Diante das diversas denúncias que pairam sobre o Senado, ao menos dois pedidos de investigação do peemedebista Sarney pelo Conselho de Ética estão sendo preparados pela oposição. Informações do Site UOL
domingo, 28 de junho de 2009
PEC DOS VEREAORES - MOMENTO FINAIS
segunda-feira, 22 de junho de 2009
PEC 47 a PEC dos Vereadores ganha mais um aliado
Lídice é estimulada a discutir Senado em chapa de Geddel, diz Tribuna
PEC 47
Geddel já fala como candidato ao governo
Numa clara demonstração de que em um futuro próximo será inevitável o rompimento com o PT do governador Jaques Wagner em prol de um projeto próprio, o ministro da Integração Nacional (PMDB), que antes se negava a tecer críticas, ao menos públicas, ao governo estadual, já mudou o discurso e traça, inclusive, planos como governador.Ele disparou que “se eu sair candidato ao governo do Estado, que, aliás, é uma tendência que cada vez se consolida mais dentro do PMDB, nós vamos ter que discutir um amplo projeto para o Estado da Bahia e, para mim discutir amplo projeto é partir de um conceito fundamental, onde governar é organizar prioridades. Segurança Pública, qualificar a Saúde Pública no Estado, viabilizando uma saúde publica de qualidade no interior, para que os doentes não venham pra cá, repetir essa velha história de pegar uma ambulância e vir pra capital e abarrotar a base de serviço, são prioridades”. Leia mais na Tribuna.
César Borges prestigia filiação de Garotinho ao PR
Fonte: www.politicalivre.com.br
sexta-feira, 19 de junho de 2009
Geddel e Lúcio entregam documento com avaliação sobre governo a Wagner
O encontro aconteceu à noite no Palácio de Ondina e durou cerca de duas horas. Com a entrega do texto, os dois cumprem promessa feita no dia 9 de maio passado de registrar textualmente suas discordâncias com relação à condução administrativa do governo.
Apesar de ter transcorrido em clima ameno, a reunião foi formalmente solicitada como uma audiência e serviu para que governo e PMDB reafirmassem o que têm dito em público. O governador declarou que mantém interesse em ter o PMDB como aliado em 2010 e o ministro reafirmou que o partido está envolvido num processo de consulta interna sobre a sucessão.
Segundo Geddel, a legenda permanece animada com a idéia de uma candidatura própria ao governo, motivo porque os cargos indicados na administração, dos quais os principais são as secretarias de Infra-Estrutura e Indústria e Comércio, permanecem à disposição, conforme assinalou em artigo que publicou no jornal A Tarde.
O PMDB não irá divulgar o teor do documento. Acha que, até por uma questão de educação política, não cabe à legenda dar publicidade ao texto, transferindo a tarefa para o governo, se considerar a medida conveniente. O partido também não pretendia falar sobre o encontro.
LÍDICE É CANDIDATA AO SENADO
Pela primeira vez a deputada federal Lídice da Mata reconheceu, hoje, em entrevista ao "Bahia Notícias no Ar", da TUDO FM, que é candidata a senadora no próximo ano, integrando a base aliada do governador Jaques Wagner. Lídice é do PSB. A deputada, que foi prefeita de Salvador, avançou nas suas considerações e disse que entende como chapa correta para 2010 composta por Jaques Wagner, um vice escolhido por ele, e, para as duas vagas ao Senado o ministro Geddel Vieira Lima e ela.A deputada recebeu ontem o título de cidadã do município de Amargosa, um dos seus principais redutos eleitorais.
Fonte: www.bahianoticias.com.brGEDDEL ANUNCIA CANDIDATURA ATÉ OUTUBRO
Paulo Souto pode ser vice de José Serra
João Henrique comemora aniversário com DEM, PR, PDT e PSC à mesa
quinta-feira, 18 de junho de 2009
Posse imediata dos suplentes de vereador
1- Um acordo registrado em ata prevê a promulgação da PEC dos vereadores tão logo o Senado aprovasse a PEC 47 de 2008 que reduz os repasses para as Câmaras, esse acordo tem o aval do Presidente Michel Temer;
2- A aprovação do Recurso 240 de 2009 em plenário por maioria simples dos deputados. O Recurso 240 de 2009 impede nova tramitação da PEC dos vereadores garantindo a posse de 7.343 vereadores imediatamente com a promulgação da PEC 20 de 2008;
3- Análise das duas propostas por uma Comissão Especial que irá decidir o futuro da PEC dos vereadores (47 e 20 juntas).
PEC dos Vereadores deve ser promulgada; STF prepara "freio"
JOSÉ SERRA LIDERA A DISPUTA NA BAHIA
PP PODE COLOCAR SECRETARIA À DISPOSIÇÃO
Eleição terá propaganda e coleta de fundos via web
O deputado não tratara, porém, do uso da internet na eleição. Algo que a maioria dos partidos considera indispensável. Nos últimos dias, Dino recolheu sugestões. Move-se com delegação do presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP).
O texto deve ser fechado no início da semana que vem. No que diz respeito à rede, deve prever o seguinte:
1. Candidatos e partidos poderão recolher fundos de campanha por meio da internet. Valerá só para doações de pessoas físicas;
2. Além da propaganda no rádio e na TV, será permitida a publicidade eleitoral em sítios mantidos por candidatos e partidos políticos na web;
3. Será vetada a veiculação na rede de propaganda paga.
Deve-se permitir, porém, que anúncios políticos veiculados em jornais e revistas sejam reproduzidos nas páginas eletrônicas dos veículos de comunicação;
4. A nova lei deve autorizar o envio de mensagens eletrônicas aos eleitores;
5. Provedores de intermet serão proibidor de vender ou ceder dados cadastrais de seus assinantes a partidos e candidatos. Leia mais no blog do jornalista Josias de Souza, da Folha de São Paulo.
Pesquisa Campus apontaria Jaques Wagner como o cara para a sucessão
Jaques Wagner, 43,7%; Paulo Souto, 30,4%; e Geddel, 16,8%. Espontânea: Wagner, 29,8%; Souto, 11,8%; Geddel, 4,4%; ACM Neto, 6,1%; e José Ronaldo, 1,3% (os demais estão abaixo de um ponto).
Para presidente, na estimulada, José Serra lidera com 36,8%, Dilma tem 29%, Ciro Gomes, 11,7%, e Heloísa Helena, 8,8%. A avaliação do governo Wagner também é positiva - 60,8% aprovam a administração, 26,1% reprovam e 11,7% nem aprovam nem desaprovam. O governo Lula registra 74,2% de ótimo/bom e 20,9% de regular.
Só 4,4% acham ruim/péssima. Este site ressalva que a pesquisa tem origem no governo, da mesma forma que o Vox Populi, que mostrou Geddel em terceiro lugar com 19%, foi encomendado pelo PMDB, e outro levantamento, feito a pedido do DEM, conferiu ótima performance ao ex-governador democrata Paulo Souto.
Pesquisa: Lúcio comemora resultado, mesmo achando que sondagem foi feita em municípios do PT
“Fiquei muito satisfeito com o resultado da pesquisa Campus contratada pelo PT com estes resultados, pois em pesquisa Vox Populi encomendada pelo PT nacional e amplamente comemorada e divulgada pelo PT baiano através de seu presidente, Jonas Paulo, em maio de 2009, o governador Jaques Wagner aparecia oscilando entre 39% e 43%, Paulo Souto entre 27% a 33% e o ministro Geddel, com 9%”, disse.
Segundo ele, os números mostram que “mesmo nas pesquisas contratadas pelo PT o único que apresentou crescimento considerável (9% para 16,8%) em apenas um mês, foi Geddel Vieira Lima, enquanto os outros decresceram ou mantiveram suas intenções de votos”. Lúcio ainda lembrou da eleição para prefeito de Salvador em 2008, quando as pesquisas divulgadas pelo PT, argumentou, sempre davam João Henrique em quarto lugar e Walter Pinheiro (PT) em primeiro.
“Constatamos que as pesquisas encomendadas pelo PMDB que davam a vitória a João eram mais confiáveis que as do PT. Como a pesquisa divulgada hoje pelo governo foi realizada em 52 cidades e o PT tem 63 prefeituras, imagino que aí esteja a razão dos números”, declarou.
quarta-feira, 17 de junho de 2009
A PEC 47 (PEC dos Vereadores) acaba de ser aprovada no Senado
Senadores aguardam quórum para votar PEC Paralela dos Vereadores
A PEC, de autoria do senador César Borges (PR-BA) e que tramita na forma de substitutivo apresentado pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS), define limites para os gastos das Câmaras Municipais. Para ser aprovada, uma PEC precisa de 49 votos favoráveis.
César Borges volta a pedir aprovação da PEC Paralela dos Vereadores
A PEC 47/08 tem César Borges como primeiro signatário e, por acordo de líderes, pode ser votada nesta quarta-feira (17).
PEC dos Vereadores pode ser votada hoje
Os líderes partidários decidiram deixar para esta quarta-feira (17) a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC 47/08) que define limites para os gastos das Câmaras Municipais. A proposta deverá ser o primeiro item da pauta de votações da ordem do dia, que deverá começar ás 15h.
A decisão foi tomada após ter sido verificada, na votação nominal de uma indicação de autoridade, a presença de apenas 52 senadores em Plenário - para aprovar uma PEC são necessários 49 votos favoráveis.
O senador César Borges (PR-BA) é o primeiro signatário da PEC, aprovada sob a forma de emenda substitutiva, foi relatada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) pelo senador Valter Pereira (PMDB-MS). O texto final é resultado da análise de duas emendas apresentadas em Plenário durante a discussão da proposta.
A chamada "PEC Paralela dos Vereadores" tem longo trajeto no Congresso. Foi primeiramente votada pela Câmara como PEC 20/08, e, ao chegar ao Senado, foi modificada e desmembrada, a partir da aprovação de requerimento dos senadores Marco Maciel (DEM-PE) e Cesar Borges. A PEC 47/08 é resultado, portanto, do desmembramento de um dos artigos da PEC 20/08 - e por isso é conhecida como "PEC paralela".
A PEC 20/08, que aumenta o número de vereadores, tramita agora na Câmara dos Deputados, enquanto a PEC 47/08 ficou para ser analisada no Senado. Se aprovada em dois turnos de votação, a matéria também será examinada pela Câmara.
Da Redação / Agência Senado
Socialistas ironizam boato sobre ida de Lídice para TCM
Vox do PMDB que anima Geddel deu outros números
terça-feira, 16 de junho de 2009
PEC dos Vereadores novamente adiada
Em pauta, PEC dos Vereadores
Entre os 49 itens da pauta, está a Proposta de Emenda à Constituição 47/08, que define limites de gastos para as câmaras de vereadores. Mesmo com a pauta trancada, essa matéria poderá ser colocada em votação, conforme entendimento que vem sendo adotado pelos presidentes do Senado, José Sarney, e da Câmara, Michel Temer, segundo o qual as medidas provisórias obstruem apenas a deliberação de projetos de lei ordinária. A chamada PEC Paralela dos Vereadores cria seis faixas de gastos máximos dos municípios com os legislativos locais, de acordo com a população, de 3,5% a 7% da receita municipal.
O impasse que envolve as comissões parlamentares de inquérito da Petrobras e das Organizações Não Governamentais (ONGs) pode dificultar as votações no Plenário. Isso porque a oposição já anunciou que pretende obstruir as deliberações até que a CPI da Petrobras seja instalada. Já a base governista disse que não dará quórum nem para a instalação dessa comissão nem para o prosseguimento dos trabalhos da CPI das ONGs enquanto a relatoria nessa comissão não for devolvida ao senador Inácio Arruda (PCdoB-CE). Do Jornal do Senado.
WAGNER ESPERA TER APOIO DE PARTE DO PSDB
PMDB FORÇOU APOIO DE QUEM NÃO O DARÁ
Jutahy diz que aliança com DEM garante palanque forte para Serra na Bahia
Novo Vox animaria Geddel a entrar na disputa
PMDB diz não se surpreender com aliança entre DEM e PSDB
“Não há nada de novo nessa aliança, que era mais do que esperada e trata-se de um fato político, que serviu para desanuviar a saída de (Paulo) Souto do DEM para o PSDB. Quanto ao PMDB, volto a dizer que continuamos discutindo 2010 internamente. O desejo das bases é por uma candidatura própria e só depois decidir pela candidatura é que vamos pensar em alianças. Ainda tem muita água para rolar debaixo dessa ponte”, afirmou, acrescentando que a direção estadual da legenda também aguarda para saber com o partido vai se comportar nacionalmente. Leia mais na Tribuna.
TRE cassou o prefeito de Buerarema
Em alta com os suplentes de vereador - Convite ao Senador
Minirreforma eleitoral deve liberar campanha na internet; deputado vai apresentar texto fatiado
A proposta deve regular o uso de e-mails e redes sociais na web pelos candidatos, além de determinar as regras para as doações pela internet. Uma das medidas em análise é liberar a utilização de cartão de crédito, para ampliar o financiamento pelos cidadãos, diminuindo a dependência de empresas, e combater o caixa dois. Se a proposta for aprovada até setembro deste ano, nas eleições de 2010 os candidatos poderão usar o Orkut, Twitter, YouTube e blogs para fazer campanha.
Nas eleições municipais do ano passado, uma resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) limitou a campanha apenas no site oficial do candidato - que deveria ser retirado do ar após as eleições. Entre os pontos que podem integrar projeto estão regras para as prévias partidárias e para incrementar o chamado fundo partidário, que reúne recursos para todas as legendas, divididos de acordo com o tamanho de cada partido.
O objetivo dos deputados é evitar que o TSE tenha que editar resoluções para normatizar a disputa, legislando no lugar dos parlamentares, a exemplo do que ocorreu nas eleições de 2006. “Não será mais possível ao TSE criar sanções onde a lei não prevê”, disse Dino. Segundo o deputado, há espaço para aprovação da minirreforma no prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral. Informações da Folha Online.
Emério Resedá desiste de última hora de sair do PSDB
César defende reedição de aliança que venceu em Salvador
Respondendo ainda ao comentarista Mário Kertész, em entrevista ao programa Jornal da Bahia no Ar, o senador disse que este não é o momento de definição de candidaturas, mas de conversas entre os partidos descontentes com a gestão do atual governo baiano.
César Borges confirmou que sua esposa Tércia Borges, ex-primeira dama do estado, está sendo incentivada a disputar as eleições de 2010, pelo trabalho que fez à frente das Voluntárias Sociais, “mas ainda é cedo, e depende dos apoios que estão se formando para virar realidade”.
Faltou discurso no almoço que selou aliança com DEM e o PSDB
Não gostaram nem um pouco da justificativa dos colegas afinados com o comando dos dois partidos de que o local, um restaurante, não era adequado para pronunciamentos públicos.
Muitos menos com a tese de que o mais importante para todos ali reunidos era a foto - nos sites ou nos jornais, no dia seguinte.
Primeiro, porque o argumento não é verdadeiro. Político interessado em falar discursa até sem língua. Depois, porque a principal arma da oposição, em qualquer lugar do mundo, e a qualquer tempo, é a garganta.
A bem da verdade, os principais líderes se esmeraram, no encontro, no trato com os jornalistas antes, durante e depois do almoço. Tecnicamente, prestaram todo o tipo de informação solicitada.
Nada, entretanto, substitui a carga emotiva e valorativa de um discurso político, seu sentido norteador. A menos que ele não exista. Ou seja muito fraquinho.
PT E PMDB: DOIS PRÁ LÁ, DOIS PRÁ CÁ
segunda-feira, 15 de junho de 2009
Valença sedia o quinto encontro do PMDB 2010
PT submete Estados a interesses do PMDB nas eleições de 2010
“A base da unidade é o entendimento da centralidade da eleição da companheira Dilma. Ela deve subordinar todas as esferas da disputa e orientar todos os movimentos políticos do PT da mesma forma que a eleição de Lula submetia todas as nossas ações”, diz trecho da plataforma da CNB (Construindo um Novo Brasil) a que a Folha teve acesso.
Na prática, significa que, caso prevaleça a hegemonia da corrente, conforme ocorre no partido há pelo menos uma década, a nova direção trabalhará para “enquadrar” as pré-candidaturas petistas nos Estados que contrariam o interesse de eventuais aliados de Dilma, especialmente o PMDB, na eleição para o Planalto. Leia mais na Folha (para assinantes).
Bahia lidera estatística dos locais onde a meta do Luz para Todos em 2010 não deve ser atingida
Já não há tempo de aprovar terceiro mandato, diz Cláudio Humberto
GEDDEL COMO CANDIDATO AO SENADO E AO GOVERNO
Oposições celebram unidade para as eleições de 2010
sábado, 13 de junho de 2009
Suplente de vereador baiano faz greve de fome pela aprovação da PEC dos Vereadores
Paulo Souto, ACM Neto e César Borges visitam interior do Estado neste sábado
Lula: “É a vez das mulheres na Presidência”
Em Laranjeiras, a 20 km de Aracaju, disse que sua “oposição fica zangada, fica nervosa, e eles sabem que eu tenho candidata à Presidência”. Em seguida, antecipou a linha da campanha do ano que vem fazendo uma provocação aos adversários: disse que escolheu uma mulher para provar que está na hora delas chegarem ao poder.
“Eles [da oposição] têm que saber que as mulheres de hoje não são subservientes como eram há 30 anos. As mulheres querem estudar, fazer política e chegar ao poder. Querem ser governadoras, prefeitas e, por que não, presidentes da República”, afirmou, ao lado do governador Marcelo Déda (PT). Leia mais na Folha (para assinantes).
OTTO ALENCAR PODE SE FILIAR AO PTB
GENEBALDO E VOX POPULI
sexta-feira, 12 de junho de 2009
NILO CUMPRE COMPROMISSO DE LEALDADE
Dia dos Namorados: Paulo Magalhães aposta que PMDB “vai dar o fora no PT”
Fonte: www.politicalivre.com.br
quinta-feira, 11 de junho de 2009
Lula, Serra e Geddel em Brasília
PAULO SOUTO E IMBASSAHY JUNTOS NO INTERIOR
Fonte: www.politicalivre.com.br
quarta-feira, 10 de junho de 2009
Sem quorum, votação da PEC é adiada
Mas o quorum obtido foi de apenas 45 senadores.
Aprovação da PEC dos vereadores no Senado não vai aumentar vagas de imediato, diz Temer
Plenário se prepara para votar PEC dos vereadores
Na tarde de ontem foram aprovadas duas subemendas que alteram o texto da proposta, de autoria do senador César Borges (PR-BA). As mudanças viabilizam a aprovação da matéria no Plenário. Após a aprovação na Comissão de Constituição e Justiça, o presidente do Senado, José Sarney, marcou uma sessão extraordinária para a votação em Plenário, que acontece neste momento. Se aprovada, a proposta segue para a Câmara dos Deputados.
As estimativas anteriores indicavam que essa PEC geraria uma economia de R$ 1,8 bilhão nos gastos das câmaras municipais, mas as negociações de Valter Pereira (PMDB-MS) com os representantes dos vereadores e os senadores de diversos estados deverão diminuir o corte para R$ 1,4 bilhão. O teto de gastos da legislação atual é de 8% das receitas, mas foi modificado para 7% pela PEC Paralela dos Vereadores.
Pelo texto, municípios entre 101 mil a 300 mil habitantes poderão gastar até 6% de seus orçamentos com as câmaras. Os municípios com 301 mil a 500 mil habitantes terão de baixar os gastos de suas câmaras do teto de 6% para 5%. Municípios entre 501 mil a três milhões de habitantes terão o teto reduzido de 5% para 4,5%. Os municípios entre três milhões e um mil e oito milhões de habitantes terão de baixar o teto de 5% para 4%.Acima de oito milhões, a redução será de 5% para 3,5%.
Os parlamentares dos partidos de oposição ao governo concordaram em votar a PEC, abrindo uma exceção na estratégia de obstrução das votações, adotada por eles para protestar contra o impasse no funcionamento das CPIs da Petrobras e das ONGs.
Garotinho troca PMDB por PR e critica muro de Sérgio Cabral
“O PMDB está rachado em dois. Um é o PMDB que ajudei a construir, que derrubou o muro invisível que separava a capital do interior e implantou um jeito novo de governar. Outro é o PMDB que coloca muros em torno das favelas como se fossem campos de concentração”, declarou.
Garotinho prometeu ainda que vai apoiar a provável candidatura da ministra Dilma Roussef (Casa Civil) à presidência. “Dilma é minha amiga, foi militante do PDT comigo”, disse o ex-governador. “Acho muito difícil subir com ele (Sérgio Cabral) no palanque, talvez seja melhor termos dois palanques”, completou. Informações da Folha Online e da Agência Estado.
TRE declara João Filho prefeito de Itaberaba
Geddel está em posição desconfortável
.Os democratas conversaram muito com o ministro da Integração, Geddel Vieira Lima, sobre a possibilidade de uma aliança em 2010. A coisa empacou num detalhe: Geddel topava a aliança (que inclui os tucanos), desde que com ele na cabeça da chapa, a garantia antecipada de que seria o candidato ao governo unindo a oposição..
O DEM refugou. Acha que aliança, tudo bem, mas sem definições prévias. Ou seja, cada um bota o seu time em campo, e quem chegar melhor na hora será o nome. Não deu. Fica como está: Wagner é candidato nato, nada a perder. Paulo Souto (DEM) é oposição total (aqui e em Brasília), também nada a perder. E Geddel na posição mais desconfortável..
Tenta se viabilizar em faixa própria. Se for para a oposição agora, só tem a perder. Se pensar em repactuar com Wagner, tem João e Maria na cola..
As informações são da coluna Tempo Presente do jornal A Tarde.
Ex-prefeito de Feira de Santana articula candidatura ao Senado
terça-feira, 9 de junho de 2009
Otto Alencar está muito próximo do PTB
César Borges deve participar de anúncio da aliança do DEM com PSDB na segunda
VAI DAR ROLO: LULA PEDE A WAGNER APOIO A GEDDEL
CNI/Ibope: Serra tem 38% e Dilma, 18%
Pesquisa CNI/Ibope divulgada nesta terça-feira (9) revela que o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera as intenções de votos às eleições presidenciais de 2010. O tucano aparece com 38% da preferência do eleitorado. Por sua vez, a ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff, está em segundo lugar com 18% (confira a íntegra da pesquisa).
O deputado Ciro Gomes (PSB-CE) aparece em terceiro lugar, com 12%. Já a presidente nacional do Psol, Heloísa Helena, tem 7% das intenções de voto. Outros 13% disseram que votarão em branco ou anularão o voto, enquanto que 12% não apontaram um candidato.
Já no cenário em que o governador de Minas Gerais, Aécio neves (PSDB), aparece como candidato tucano ao Planalto, a liderança fica com o deputado Ciro Gomes, que conta com 22% da preferência dos entrevistados. Nesse contexto, Ciro está tecnincamente empatado com Dilma, que tem 21%. Aécio está em terceiro, com 12%, seguido por Heloísa Helena, com 11% das intenções de voto. Brancos e nulos somam 18%, e 12% não souberam opinar.
A pesquisa foi realizada entre os dias 29 de maio e 1º de junho, com 2.002 eleitores de 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Lula
O levantamento também aponta que a aprovação ao governo Lula e ao presidente da República cresceu. Em março deste ano, 64% aprovavam o governo federal. Atualmente, 68% dos brasileiros o aprovam.
Já a aprovação à forma de o presidente governar cresceu dentro da margem de erro, passando de 78% em março para 80% em junho.
Segundo o estudo, a confiança do brasileiro na melhoria da economia se reflete na avaliação positiva do governo. “Na rodada de junho, a população se mostra menos preocupada com a crise econômica e mais confiante nos resultados da economia nos próximos seis meses. Houve uma queda sensível na expectativa de aumento do desemprego: 53% acham que o desemprego vai aumentar nos próximos seis meses. Esse percentual era de 68% em março.”
Trabalhando com transparência
PSB antecipa-se e anuncia candidatura de Lídice ao Senado
segunda-feira, 8 de junho de 2009
Jornal Tribuna da Bahia - Secretaria de Ibirataia denuncia fraude em hospital
A prefeitura de Ibirataia, através da Secretaria Municipal de Saúde, após auditoria, formalizou denúncias na Polícia Federal, Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde e Ministério Público Estadual contra o Hospital Antonio Firmo. Utilização dos cadastros de usuários do SUS, para atendimentos médicos simulados, gerando emissão de laudos de AIH (autorização de internação hospitalar) fraudulentos, ocasionando recebimentos de verba federal indevida, trata-se apenas de uma das supostas irregularidades. O fato impede atualmente o agendamento de cirurgias eletivas necessárias para a comunidade de Ibirataia agravando a demanda existente e, consequentemente colocando nas estatísticas de muitos dos municípios baianos que convivem com a crise no setor de saúde. Nestes casos, os pacientes estão sendo encaminhados para outras cidades, o que acaba por aumentar ainda mais a fila de espera. De acordo com osecretário municipal de Saúde, Cidy Clei Cancio e Lima, o executivo municipal com o objetivo de analisar a veracidade das informações prestadas pelo hospital para recebimento de recursos federais abriu inspeção para analisar os procedimentos realizados no período de janeiro de 2007 a fevereiro de 2009. “E, infelizmente, muitas foram as manobras evidenciadas, assim como relatadas pelos pacientes, no sentido de se burlar a legislação e se receber indevidamente recursos federais”, destacou. Com base nisso, além de AIH fraudulentos, conforme relatório final da Secretaria de Saúde, simulação de procedimentos cirúrgicos em usuários do SUS, principalmente com endereços na zona rural do Município e quantidade exagerada de atendimentos de usuários do SUS vítimas de infecção bacteriana não especificada (CID A049) também foram constatadas. E, segundo alerta Cancio e Lima, não para por aí. “Encontramos ainda usuários do SUS não localizados, que nunca residiram nos endereços indicados nos laudos médicos para emissão de AIH, evidenciando simulação”, disparou.
"PEC dos Vereadores" poderá definir novas faixas de despesa
A emenda de Jereissati amplia de quatro para oito o número de faixas com percentuais de gastos das câmaras de vereadores. Na primeira delas, reduz em um ponto percentual (de 8% para 7%) o limite de despesa para municípios com até 100 mil habitantes. Atualmente, a Constituição estabelece como teto desses gastos 5% para todos os municípios com população acima de 500 mil habitantes. A alteração proposta pelo senador pelo Ceará faz um escalonamento maior, definindo a última faixa de despesas do Legislativo municipal em 2% para municípios com mais de nove milhões de habitantes.
Quanto à emenda de Paulo Duque, mantém as quatro faixas, mas altera os percentuais de despesa e o contingente populacional que norteia sua limitação. Assim, a primeira faixa sofre uma redução em dois pontos percentuais (de 8% para 6%) no limite de gastos para municípios com até 100 mil habitantes. Para a última, estipula um teto de 3% para municípios com população superior a oito milhões habitantes. O peemedebista também pretende mudar o referencial de cálculo das despesas do Legislativo municipal, que deixaria de estar amparado no somatório da receita tributária e das transferências constitucionais para tomar como limite a Receita Corrente Líquida (RCL).
JH DIZ QUE CORAÇÃO VAI DERROTAR ESTRELA EM 2010

Wagner defende desenvolvimento sustentável e preservação do meio ambiente
Além da criação da Reserva Extrativista de Cassurubá, em Caravelas, com a presença do presidente Lula, Wagner disse que assumiu o compromisso de recuperar o Aeroporto de Caravelas e também o saneamento básico do município e de Nova Viçosa.
“Todos queremos o crescimento econômico, a geração de emprego, a inclusão social, mas é preciso cuidar da água, do lixo, do solo e também do saneamento”, afirmou.
Wagner disse que o seminário “Nordeste: Água, Desenvolvimento e Sustentabilidade” fez parte das comemorações da semana do meio ambiente e que o programa Água Para Todos, uma das principais ações do governo, já levou água para mais de 1,5 milhão de pessoas no semi-árido e em toda a Bahia.
Minc diz que sua opinião sobre uso da maconha é a mesma de FHC e de oito ministros
O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse hoje que vai atender à convocação, marcada para amanhã, da Comissão de Segurança Pública da Câmara para explicar sua participação na ‘marcha da maconha’, realizada no início de maio no Rio de Janeiro. Ao sinalizar ser favorável à descriminalização da maconha para o uso pessoal no país, Minc defendeu mudanças na legislação brasileira para que não haja punições aos usuários. Ele disse que esclarecerá, “com alegria e satisfação”, sua posição sobre o tema. O ministro ressaltou que sua opinião é parecida com as do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, de oito ministros, que defendem que o uso da maconha deve ser tratado com uma questão de informação, prevenção e saúde pública, não como crime. Informações da Folha Online.
Maria Luiza roda a baiana na AL
domingo, 7 de junho de 2009
Para futuro senador, Minc é maconheiro
Caso Geddel queira disputar governo terá que se antecipar
Caso o ministro da Integração, Geddel Vieira Lima (PMDB), de fato, leve adiante o desejo de ser o mais novo inquilino do Palácio de Ondina, terá um prazo menor para se definir. Segundo circula nos bastidores, o presidente Lula deve antecipar para dezembro a substituição dos ministros que serão candidatos a cargos eletivos no próximo ano. A única exceção será a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), candidata a presidente da República, que deve permanecer no cargo atual até o limite do prazo de desincompatibilização, ou seja, 3 de maio de 2010. Vale ressaltar que Geddel já havia afirmado em alto e bom som que não mais tem interesse em renovar sua vaga na Câmara Federal, assim como, em passado recentíssimo, em resposta ao presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli que o teria dito de forma irônica que não pretende entrar na briga pelo Senado, disparou que: "nem eu". É esperar para ver.
Fernanda Chagas no site www.janiolopo.com.br
sábado, 6 de junho de 2009
Apesar de descartarem composição puro-sangue, Aécio e Serra afirmam que estarão juntos em 2010
Foi o primeiro encontro entre eles desde que a Folha noticiou, em 18 de maio, a existência de um acordo informal entre os dois para fechar uma chapa puro-sangue em 2010. Desde então, eles sempre negaram publicamente o acordo. Nas pesquisas, Serra aparece à frente de Aécio, que defende prévias no PSDB.
“Só não vou dar um beijo no rosto do Aécio porque não dá para documentar essas coisas”, brincou Serra ao abraçar o colega. Aécio emendou: “Isso [o beijo] não vai te ajudar nas pesquisas”.
Aécio recebeu Serra no Palácio da Liberdade para a assinar um termo de cooperação relativo à arrecadação tributária de mais de 700 produtos, com o objetivo de eliminar parte da fronteira fiscal entre os dois Estados e inibir a sonegação. Segundo Serra, Aécio “tem sabido não apenas governar bem, mas juntar gente boa, o que é muito difícil de fazer”. Informações da Folha.
GEDDEL E AS VAIAS
Era só Geddel falar e… vaia. Falavam o nome de Geddel e… mais vaias.
Irritado, o ministro mal esperou o encerramento da solenidade e foi embora enquanto Lula, Jaques Wagner e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, ainda davam entrevistas.
quinta-feira, 4 de junho de 2009
NASCIMENTO PARA MINC: “EU DIGO POR AÍ QUE VOCÊ É VIADO"
SENADO É TEMA DE DIÁLOGO ENTRE GEDDEL E GABRIELLI
quarta-feira, 3 de junho de 2009
SANCHES CONSEGUE EMENDA À PEC 47 DO SENADO
terça-feira, 2 de junho de 2009
Lula Vitainado
A avaliação do desempenho pessoal do presidente Luiz Inácio Lula da Silva subiu de 76,2% em março para 81,5% em maio, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem, informa a Folha. A aprovação ao governo subiu de 62,4% para 69,8%, e a reprovação oscilou de 7,6% para 5,8%. Na pesquisa presidencial espontânea, Lula teria 26,2%, José Serra (PSDB), 5,7%, e Dilma Rousseff (PT), 5,4%. Já num segundo turno entre Serra e Dilma, o tucano teria 49,7% contra 28,7% da petista.
Fonte: http://www.pimentanamuqueca.com.br/Itamar Franco no PPS
O ex-ministro Henrique Hargreaves procurou há uma semana o deputado Raul Jungmann(PPS), a pedido de Itamar Franco.
.
O ex-presidente queria saber qual seria a receptividade de se lançar candidato ao governo mineiro pelo PPS de Jungmann. O deputado, que foi ministro de Itamar, colocou o partido à disposição.
.
Do Site " Radar online Veja".
segunda-feira, 1 de junho de 2009
Prefeito de Salvador está decidido ser candidato em 2010
Imbassahy mantém conversas com Paulo Souto sobre as eleições de 2010
Lideranças do PR apostam em aliança com DEM e PMDB em 2010
O presidente do PR na Bahia, senador César Borges, afirmou que a legenda desempenhará papel importantes nas eleições de 2010, tanto no plano estadual quanto federal, durante o 1º Encontro Estadual do partido. “O partido não deseja ser coadjuvante da política nacional, mas sim protagonista”, declarou. Além de lideranças nacionais e regionais do partido, como o presidente nacional da legenda, Sérgio Thamer, e o ministro Alfredo Nascimento (Transportes), participaram do evento os presidentes estaduais do DEM, o ex-governador Paulo Souto, e do PMDB, Lúcio Vieira Lima, bem como o prefeito João Henrique. Em discurso, o deputado estadual Elmar Nascimento disse apostar em uma aliança com o PMDB e O DEM. “Eu vejo aqui uma futura aliança para o governo da Bahia: PR, PMDB e Democratas”, afirmou. A legenda informou que 500 pessoas participaram do evento.