terça-feira, 14 de julho de 2009

GEDDEL NÃO TEM NADA A PERDER

O cálculo que o ministro Geddel Viera já fez há muito tempo é simples e indica que ele não tem absolutamente nada a perder ao lançar-se na disputa pela sucessão de Jaques Wagner.
Ora, Geddel usou muito bem a máquina petista na qual se encontra encastelado para tornar o PMDB um partido grande na Bahia. Antes, era um quase nada; hoje, é uma potência. Além disso, já surgiram pesquisas de opinião na praça que dão ao ministro uma intenção de votos superior a 15%. Ou seja, ele corre o “risco” de ir para o segundo turno.
Essa é uma briga na qual Geddel tem tudo a ganhar e nada, absolutamente nada, a perder. Na pior das hipóteses, o peemedebista perde no primeiro turno, mas continua bem na fita, pois o apoio do PMDB será disputado por quem for para a segunda etapa da corrida (e em 2010, ao que tudo indica, a eleição terá dois turnos). Na melhor, o ministro passa para o segundo e pode virar governador.
Em uma situação dessas, seria até absurdo Geddel não sair candidato. Nas mesmas condições normais de temperatura e pressão, o PT lançaria um nome próprio, assim como o DEM, PTB, PSDB, PSB, PPS… Qualquer partido, porque todos almejam o poder e se há uma coisa que não existe em política são casamentos eternos.
Geddel é esperto e evita falar em rompimento com o PT. Diz que a candidatura própria é uma postulação das bases e ele tem o desejo de atender esse apelo. Va bene, como falam os italianos. O ministro não está rompendo com os petistas, mas sim “dando um tempo”, pois o seu pragmatismo admite reconciliação no segundo turno, se isso for bom para ambas as partes e, principalmente, se for bom para o PMDB.
Ademais, não cabe ao PT ficar demonizando Geddel e o estilo pragmático do PMDB, pois vivemos num tempo em que um partido – seja lá qual for – não tem muita condição para apontar os defeitos dos outros. Todos estão com os dedos bastante sujos.
É tudo um jogo, onde não existem amadores, só “profissas”. Portanto, como se diz por aí, quem tiver a unha maior que suba na parede. Alea jacta est.
Ricardo Ribeiro é advogado e um dos responsáveis pelo blog Pimenta na Muqueca

Nenhum comentário:

Postar um comentário